domingo, 2 de maio de 2010

Entregue a disposição


Dias atarefados, dias de mesmice. Cada coisa em um horário. Sempre os mesmos horários. Ute, cotidiano complicado. Rotina deslumbrante. Vendo as casas do trajeto, sempre das mesmas cores. Sempre os varais cheios de roupas. Outra vez e sempre os cães no meio da rua, clamando um resto de vianda ou um assovio humano.
Realismo da realidade.
Embarco no velho ônibus fedido de todos os dias. Observo as velhas senhoras que não se dão mais o devido respeito. Prostituindo a imagem de seus peitos caidos para os motoristas. Oferecendo o pouco frescor que aida lhes resta para ter a fórceps o que deveria lhes ser comumente oferecido. O carinho do falecido marido nunca existiu. Recebia puxões de cabelo, mas não pelo envolvimento do prazer. Sim pela obrigação de seus generais egocêntricos que queriam o que queriam no momento único deles. Julgar então as velhas senhoras que oferecem seu colo a um homem que queira amá-la como mulher? Nunca sei qual ponto de vista escolher. Dois olhos em uma mesma cara. Cada um olhando seu lado. Mesmo em mim tenho dois pontos de vista. Imagine quem me olha. Quem vê cada ação e atitude minha. Se tem coisas que meus olhos e meus hemisférios discutem e não entendem, não é absurdo nem novidade que outros humanos - cada qual com seus dois lados - não assimilem também o que quero passar.
Informação? Sentimento? Aviso? Sorriso? Conhecimento? Carinho? O que querer deixar em cada aparição na rua? Se é que alguém repara na minha presença, o que deixar para essa pessoa?
Ser válido. Ter validade. Gratuita boa vontade. Intenção.

2 comentários:

  1. "Dois olhos em uma mesma cara. Cada um olhando seu lado. " esse é dos varios pontos do teu texto com que eu me identifico... tudo tem dois lados... e alguns (como nós, que vamos da tragédia à comédia) têm os dois lados dentro de si.
    o que deixamos para os outros? é dos outros. o importante é oque fica em nós

    ResponderExcluir
  2. Duas visões de uma realidade.Uma mentira e a outra verdade?...como saber o certo? o correto? a vida é assim mesmo.Opniões que se divergem,esquerda e direita...e assim caminha a humanidade.Gostei muito do teu texto.Parabéns!

    ResponderExcluir